sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Actor




A actividade central do actor consiste em criar e interpretar personagens em representações teatrais, cinematográficas, televisivas e radiofónicas. O actor pode ser definido como o vínculo entre o texto do autor, as indicações do encenador e a recepção do público, tendo funções pedagógicas, sociais, políticas, de entretenimento e de comunicação. As suas interpretações podem ser apenas vocais ou corporais, mas incluem, geralmente, estes dois tipos de expressão. Para a interpretação de uma personagem, o actor inicia, normalmente, o seu trabalho com o estudo da obra que vai ser posta em cena ou produzida, analisando os elementos que lhes permitem perceber a época e o ambiente em que a acção se desenvolve e o espírito da personagem que vão interpretar. A memorização do texto e das instruções para a representação, são as tarefas às quais dedica a maior parte do seu tempo de trabalho. Durante os ensaios, estes profissionais criam e definem a caracterização psicológica e comportamental da personagem que irão desempenhar.

Terapeuta da fala



Aos terapeutas da fala compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e suas perturbações, considerando que a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não-verbal. Estes profissionais intervêm, assim, junto de pessoas de todas as idades com problemas da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, com o objectivo último de melhorar a sua capacidade de comunicação.

Secretário




Os secretários são os profissionais responsáveis pela gestão da informação necessária ao correcto funcionamento de uma administração, serviço ou escritório. As tarefas de secretariado são, entre outras, processar, dactilografar e traduzir relatórios, cartas e actas, atender telefonemas, receber visitantes, marcar encontros e entrevistas, contactar clientes, preencher impressos, enviar documentos através de fax e correio e organizar e manter diversos ficheiros e dossiers.
Podem também preparar processos para a chefia, compilando a documentação e a informação necessárias, transmitir decisões, providenciar reuniões de trabalho e redigir as suas actas, tirar fotocópias, receber e classificar correspondência e documentos, efectuar a marcação de viagens e assegurar a ligação entre os profissionais que secretariam e o resto dos elementos da organização.

Químico



Os químicos estudam as propriedades das moléculas e realizam experiências para descobrir novas moléculas. Desenvolvem, igualmente, métodos de produção de substâncias que possam ter interesse comercial (fibras sintéticas, tintas, colas, componentes electrónicos, lubrificantes, protectores solares, produtos alimentares, etc.), sendo responsáveis pelo controlo do respectivo processo de fabrico. Assim, transmitem especificações técnicas aos trabalhadores do sector produtivo, como o tipo e a quantidade de ingredientes a utilizar, os tempos de mistura e a temperatura para cada fase da produção.

Psicólogo



O aparecimento da Psicologia enquanto ciência autónoma foi marcado pelas discussões entre filósofos sobre as diferenças entre os indivíduos, bem como pelas descobertas das especificidades fisiológicas entre as relações de aspectos anatómicos e a estrutura física dos estímulos. Assim, as primeiras investigações na área da psicologia, ainda no século XIX, incidiram sobre os aspectos sensoriais. Em consequência de um conjunto vasto de experiências neste campo, surgiu a psicologia experimental, que se debruça sobre o estudo das sensações, da percepção e da atenção.
Por outro lado, contribuíram para o aparecimento e desenvolvimento massivo de testes psicológicos para recrutamento e selecção, bem como para o surgimento das teorias da informação e da cibernética (mecanismos de comunicação e de controlo).

Professor do ensino básico


Os professores do ensino básico e secundário promovem o desenvolvimento integrado de conhecimentos, atitudes e competências em crianças e jovens (e, por vezes, adultos), tendo em vista a sua realização individual como cidadãos, a integração harmoniosa na sociedade e a preparação para a inserção no mundo do trabalho.
Os objectivos do seu trabalho e os métodos e as técnicas que utilizam variam consoante o nível de escolaridade em que leccionam. No 1.º ciclo do ensino básico, os professores abordam de forma integrada e articulada as diferentes áreas disciplinares e não disciplinares que fazem parte do currículo, contribuindo, assim, para a formação geral dos alunos. Neste sentido, a sua actividade visa fundamentalmente proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que lhes permitam desenvolver competências de comunicação ao nível da oralidade e da escrita, da literacia matemática e, ainda, ao nível do estudo do meio, das expressões artísticas.

Oficial da policia



A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança que tem como principais missões a manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas, a prevenção da criminalidade, a garantia da segurança de pessoas e bens e a prestação de auxílio à população, em especial aos sinistrados. Para além de pessoal que desempenha funções não policiais, a PSP conta nos seus quadros com agentes de polícia, chefes de polícia e, nos níveis hierárquicos superiores, os oficiais de polícia, que desempenham funções eminentemente policiais.
Ao longo da sua carreira, os oficiais de polícia desempenham diversas actividades ligadas às áreas de comando, direcção, gestão, coordenação ou supervisão e investigação. Ao oficial de polícia são exigidas boas capacidades de liderança, relacionamento interpessoal e diálogo, tendo em conta a exigência e as contingências inerentes à actividade policial.

Músico




Os músicos podem tocar instrumentos, cantar, compor obras musicais e dirigir grupos em actuações vocais ou instrumentais.
A área da música oferece um leque muito variado de profissões que exigem, na sua generalidade, uma aptidão natural para a música, muita dedicação, persistência e perseverança para enfrentar as constantes exigências e vicissitudes da sua profissão e um treino muito intenso e dedicado desde muito cedo. O talento e a criatividade são naturalmente também muito relevantes, juntamente com a forte capacidade de concentração e de trabalho e uma boa intuição musical.

De entre as profissões existentes, destacam-se as ligadas à composição, direcção e execução instrumental ou vocal.

Médico dentista



A actuação dos médicos dentistas é idêntica à de qualquer médico, mas restringe-se à saúde e à higiene orais: as suas principais atribuições consistem no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. Como a maioria das pessoas recorre apenas aos serviços destes médicos quando tem problemas com os seus dentes, a quase totalidade destes profissionais dedica-se apenas às actividades de diagnóstico e tratamento.

Jornalista



Os jornalistas são os profissionais que elaboram e redigem notícias, artigos e crónicas; preparam e apresentam reportagens e entrevistas; captam e editam sons e imagens com vista à sua divulgação pública. Estes profissionais divulgam a informação através da imprensa, da rádio, da televisão, de difusão electrónica ou por agência noticiosa. O seu principal objectivo é observar a realidade em todas as suas dimensões, seleccionar e tratar os acontecimentos, de modo a informar os cidadãos, da melhor forma possível.
Os jornalistas utilizam diversas técnicas de recolha de informação: deslocando-se aos locais onde os factos acontecem, fazendo entrevistas a pessoas e consultando documentos. Atendendo às características da profissão, é necessário que os jornalistas tenham conhecimentos abrangentes e uma vasta cultura geral. O mundo, a realidade, a actualidade, tornam-se cada vez mais complexos e exigentes na sua observação e apreensão
.

Interprete e/ou tradutor




Os tradutores e os intérpretes são os profissionais responsáveis pela transposição de textos ou discursos de uma língua para outra, permitindo que pessoas que escrevem e falam em línguas diferentes possam comunicar entre si. Apesar da maioria das pessoas julgar que ambos traduzem, na realidade não é isso que acontece: em regra, enquanto o tradutor traduz textos escritos, o intérprete interpreta discursos orais. Embora uma mesma pessoa possa exercer as duas profissões, as actividades são diferentes, com formação distinta, tendo por base diferentes conhecimentos e técnicas, e diferentes características/capacidades pessoais.

Historiador




A profissão de historiador surgiu na Antiga Grécia, com os primeiros relatos de viagens, e durante muito tempo o historiador limitou-se a ser um mero cronista ou narrador, centrando os seus relatos, essencialmente, nos factos e nas datas dos acontecimentos.
Actualmente, o historiador procura não apenas narrar o passado, mas também compreender todos os aspectos relacionados com a evolução dos acontecimentos. A história procura entender e explicar os acontecimentos históricos, existindo por parte do historiador um interesse em compreender a forma como se processa determinada realidade e os motivos por que ela sucede. Assim, os historiadores pesquisam e analisam os acontecimentos e as actividades do passado das sociedades humanas, tendo sempre presente a preocupação de interpretar as informações que recolhem. Para isso, utilizam muitas fontes de informação (escritas e não escritas), nomeadamente jornais, revistas, livros, diários, cartas, gravações, fotografias, entrevistas ou filmes.

Geólogo




Os geólogos estudam a composição e a evolução da Terra e de outros planetas, realizam trabalhos de prospecção e exploração de certos recursos naturais, participam no estudo dos terrenos destinados a obras de engenharia e efectuam experiências e investigações.
São responsáveis por trabalhos de cartografia geológica, registando em mapas a distribuição dos diferentes tipos de rochas, as estruturas tectónicas (por exemplo, dobras e fracturas nas rochas), os acidentes tectónicos (falhas e fracturas geológicas nas rochas), a inclinação e a espessura das camadas rochosas, a idade dos diferentes afloramentos rochosos, os tipos de fósseis existentes, a topografia, etc. Elaboram, também, cartas (mapas) de risco sísmico, nas quais inventariam, por exemplo, as zonas mais sujeitas a sismos. Identificam, igualmente, as zonas mais sujeitas a fenómenos como cheias e desabamentos de terras.

Farmacêutico



Os farmacêuticos são profissionais e responsáveis pelas diversas operações relacionadas com os medicamentos, drogas e outros produtos com fins medicinais, higiénicos ou profiláticos, para uso humano ou veterinário.
Quando trabalham numa farmácia as tarefas destes profissionais incluem, normalmente, a compra, preparação, armazenamento e venda de medicamentos.
Informam e aconselham as pessoas que se dirigem à farmácia, com vista a que estas utilizem os medicamentos de uma forma adequada e racional, alertando-as, por exemplo, para o modo como devem ser tomados, as suas contra-indicações e os efeitos secundários que podem provocar
.

Fisioterapeuta




Os fisioterapeutas são profissionais de saúde cuja intervenção central consiste em tratar, habilitar e reabilitar pessoas com disfunções de natureza diversa (física, mental, de desenvolvimento, etc.), no sentido de desenvolver, manter e restaurar o seu movimento ou capacidade funcional, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
Estes profissionais colaboram em programas no âmbito da promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação, trabalhando com pessoas de todas as idades (bebés, adolescentes, adultos, etc.), com as mais diversas patologias (ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, etc.) ou com necessidades específicas (grávidas, desportistas, etc.).

Engenheiro do Ambiente




Os engenheiros do ambiente estudam os problemas ambientais de forma integrada, nas suas dimensões ecológica, social, económica e tecnológica, com vista a promover a adequada gestão de qualquer sistema ambiental, assegurando um desenvolvimento equilibrado e sustentável. Executam tarefas de recuperação e manutenção de zonas legalmente protegidas: parques nacionais, ou seja, áreas com ecossistemas inalterados ou pouco alterados pelo homem, possuindo amostras representativas de regiões naturais como, por exemplo, o Parque Nacional da Peneda-Gerês; parques naturais, isto é, áreas que contêm paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, em que exista uma integração equilibrada das actividades humanas, como é o caso do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros; reservas naturais, o que significa, áreas destinadas à protecção de habitats da flora e da fauna, como seja a Reserva Natural da Berlenga; paisagens protegidas, isto é, áreas com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse local ou regional como, por exemplo, a Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Engenheiro de sistemas informáticos



Para além das tarefas desempenhadas por outros profissionais de informática, os engenheiros da área informática podem executar tarefas relacionadas com o projecto/concepção de sistemas de informação (baseados em computadores ou em software de grande escala) e com o projecto/concepção de redes informáticas. São também suas tarefas a descoberta de novas aplicações para os computadores, o desenvolvimento de interfaces gráficas, a criação de linguagens e paradigmas de interacção entre os computadores e os humanos, que podem envolver técnicas de inteligência artificial.

Educador de Infância



Os educadores de infância são profissionais responsáveis pela organização de actividades educativas, a nível individual e de grupo, com vista à promoção e incentivo do desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social de crianças dos 0 aos 6 anos de idade. Actualmente, estes profissionais complementam em grande parte a acção educativa das famílias junto das crianças, contribuindo para a descoberta da sua individualidade e estimulando a sua percepção e integração no meio envolvente.
Para o bom desempenho desta profissão, é obviamente indispensável não só gostar de crianças, mas também aprender a trabalhar com elas, compreendê-las e desfrutar com elas os múltiplos divertimentos e fantasias que lhes são característicos. É necessária uma clara vocação pedagógica, bem como a capacidade de saber estar com muita atenção e disponibilidade com cada uma das crianças e, simultaneamente, com o grupo no seu conjunto.

Designer




Os designers combinam a criatividade e o conhecimento técnico para recriar espaços, produtos visuais e materiais, atendendo à sua finalidade e procurando que sejam visualmente agradáveis. A sua função é gerir com uma finalidade específica os elementos visuais presentes no seu objecto de trabalho, nomeadamente a sua forma, tamanho, espaço, cor, peso, materiais, textura ou simbolismo, consoante as suas características.
Os designers fazem procedimentos e práticas comuns, independentemente da sua especialização socorrendo a esboços, protótipos, desenhos à escala, modelos e outras amostras.
Os campos de intervenção dos designers são, assim, muito diversos, pelo que a maioria tende a especializar-se numa determinada área de trabalho. O design de comunicação, o design industrial, o design de moda e têxtil e o design de espaços são alguns dos principais campos de actividade destes profissionais.

Diplomata




Os diplomatas constituem um corpo de funcionários do Estado português, aos quais compete a execução da política externa definida pelo Governo, bem como a defesa dos seus interesses económicos, políticos e culturais no plano internacional. Aos diplomatas compete, também, a protecção dos direitos dos cidadãos portugueses que residem ou se encontram temporariamente no estrangeiro. Além disso, são responsáveis pela representação de Portugal junto de governos e organismos internacionais.
Uma das funções principais dos diplomatas passa pelo desenvolvimento de relações externas bilaterais ou multilaterais com outros estados. No caso das relações externas multilaterais, as relações que se estabelecem são entre vários países e enquadram-se, normalmente, no âmbito de um determinado organismo internacional (por exemplo, Organização das Nações Unidas – ONU), sendo os contactos mais diluídos na própria estrutura da organização.

Contablista




Os contabilistas são responsáveis pela organização e/ou supervisão dos serviços de contabilidade de uma empresa ou instituição, podendo as suas responsabilidades estender-se à gestão orçamental e ao controlo interno dos meios financeiros. As suas tarefas são muito importantes, pois é através delas que a empresa processa o seu financiamento, que se registam os factos da sua situação financeira e que se cumprem as obrigações fiscais para com o Estado.
Para cumprirem estes objectivos, os contabilistas observam, recolhem, registam, analisam e comunicam todos os factos e números importantes relativos às contas da empresa. Enquanto responsáveis por um serviço de contabilidade e/ou de finanças, os contabilistas têm como principais tarefas o estudo e a planificação dos circuitos das operações de contabilidade (ou seja, a forma como estas operações se devem seguir umas às outras) e a análise dos diversos sectores de actividade da empresa.

Arquitecto


Os arquitectos estudam, idealizam, projectam e acompanham a construção de edifícios, tais como prédios de habitação e de escritórios, hotéis, centros comerciais, fábricas, hospitais, escolas e igrejas. São também responsáveis por projectos de urbanismo através dos quais concebem, por exemplo, conjuntos habitacionais, complexos turísticos, campus universitários e parques industriais. Alguns arquitectos especializam-se em arquitectura de interiores ou dedicam-se a preservar o património arquitectónico, ocupando-se da conservação e restauro de edificações antigas.

Biólogo



Os biólogos estudam a vida em todas as suas formas (plantas, animais e outros organismos vivos) com o objectivo de alargar e melhorar o conhecimento científico dos seres vivos, das suas interligações, do funcionamento da própria vida e do seu desenvolvimento, dos fenómenos de transmissão de vida e da sua variação na escala temporal, fazendo a aplicação prática dos conhecimentos obtidos em campos como a indústria, a medicina, a agricultura, a silvicultura, a pecuária, o ambiente ou a biologia marítima. Na análise que fazem dos seres vivos têm em conta aspectos como a sua origem, estrutura, funções, distribuição, evolução, processos de reprodução e relações com o meio. Procedem também à categorização dos seres vivos e à sua análise nos vários níveis de organização: moléculas, células, organismos, populações e ecossistemas.